Saiba o porquê da sua empresa precisar de RPA e B.I&A.

Certamente você já leu ou ouviu falar sobre essas siglas e provavelmente já sabe, mesmo que de forma conceitual, os seus significados. Mas na prática, o que isso significa? Bom, de forma bem objetiva podemos dizer que na prática esses processos trazem muitos benefícios pra sua empresa, impactando diretamente em:

        1. Redução de custos:

A automação de processos é um recurso bastante utilizado atualmente nas organizações para reduzir ou eliminar a alocação de pessoas em tarefas repetitivas, além da redução da necessidade de retrabalhos. As aplicações abrangem desde rotinas simples, como: conciliação bancária, fechamento contábil, controles de vendas, até mesmo a integração entre sistemas de gestão com controles paralelos em Excel ou qualquer outro software. As ferramentas para alcançar estas soluções são diversas e algumas podem ser utilizadas por profissionais que não tenham necessariamente habilidades técnicas em T.I, mas sim, conheçam bem as rotinas e processos de sua área (Ex: Alteryx). Em outros casos, a automação de processos robóticos (RPA) pode reduzir o tempo de entregáveis que levariam dias ou meses, para apenas alguns minutos.

 

        2. Aumento de produtividade:

Uma vez eliminadas as tarefas repetitivas, além da redução dos custos, as empresas ganham muito com aumento de produtividade. Os profissionais que antes gastavam muito tempo em trabalhos operacionais, passam a cumprir tarefas mais estratégicas e que realmente necessitam da intervenção humana. Estes profissionais agora, analisam dados confiáveis e geram informações que enriquecem a inteligência do negócio (B.I&A).

 

        3. Segurança e clareza nos dados:

Considerando que seus processos estejam automatizados, a possibilidade de erros humanos é eliminada e consequentemente as empresas deixam de gerar informações incorretas. Desta forma, as informações começam a fluir através de integrações e evoluem naturalmente para análises mais ricas por meio da compilação de dados globais, que em muitos casos extrapolam o microambiente daquela organização.

       

        4. Tomada de decisão assertiva:

Com seus dados bem tratados e gerando informações totalmente confiáveis, esta empresa pode-se orgulhar por agregar em seu negócio a “ciência de dados”. Baseado nisso, a empresa estará preparada para evoluir para a cultura “Data Driven” (orientado por dados) e isso aumentará ainda mais a sua sofisticação analítica.

 

Toda esta estruturação vai livrar os gestores ou empreendedores de muitos problemas ou armadilhas na hora de tomar decisões que muitas vezes são moldadas pelo viés de confirmação. Ou seja, quando as crenças pessoais tendem a afetar a interpretação dos problemas. Além disso, quando as visões analíticas são orientadas por dados concretos e confiáveis, estamos nos livrando também do efeito “Dunning-Kruger” que ocorre quando temos pouco conhecimento sobre determinado assunto, mas acreditamos dominá-lo.

 

Ficou interessado em embarcar nesta jornada de inovação? Se a resposta foi sim, conte conosco.

Somos a @COVENANT TECHNOLOGY