A terceirização de T.I vale a pena?

A resposta é sim! É difícil imaginar atualmente algum negócio que não dependa de tecnologia por menor que ele seja, tendo a importância do dimensionamento adequado impactando diretamente na operação e, principalmente, no crescimento e sucesso da empresa. As necessidades vão desde uma simples conexão de internet e aquisição de computadores, até a infraestrutura da organização.

É comum encontrarmos empresas que tenham contratado o melhor link de internet da sua região, mas não conseguem receber toda a velocidade contratada. Na maioria das vezes, o problema não está na operadora, e sim, na infraestrutura ou equipamentos não compatíveis.

Para entendermos um pouco mais sobre isso, vamos voltar no tempo.  Em 1980, a internet foi apresentada ao público pela primeira vez e possuía uma taxa de transferência máxima de 10 megabits por segundo. Quinze anos depois, o padrão foi atualizado e recebeu o nome de “Fast Ethernet – 10/100” com taxa máxima de 100 megabits por segundo. Em 1998, foi lançado um novo padrão que é utilizado até hoje, chamado de “Gigabit Ethernet” ou 10/100/1000. Infelizmente, ainda encontramos cabeamentos, roteadores e computadores configurados no padrão “Fast Ethernet 10/100” e é por isso que mesmo tendo contratado a melhor e mais veloz banda larga da região, sua internet continua lenta.

Quando o assunto é infraestrutura, aquisição de equipamentos e investimento em segurança da informação, logo pensamos no alto custo, e muitas vezes, pelo mal dimensionamento das necessidades operacionais e estratégia do negócio, estes custos podem subir ou até mesmo o investimento não atender toda a necessidade. Por outro lado, uma estrutura bem arquitetada e alinhada com a estratégia do negócio, havendo aquisição dimensionada de equipamentos e softwares, certamente trará redução de custos e melhor desempenho operacional.

A terceirização de TI é a solução com melhor custo-benefício para se investir em infraestrutura, com reduções expressivas quando comparado a leasing ou compra direta de equipamentos. Além disso, com os profissionais de T.I cada vez mais disputados e salários elevados, a terceirização de mão de obra, além de trazer grande economia, permite que a empresa invista mais na contratação de profissionais voltados ao núcleo do seu negócio.

É por isso que contratar um parceiro de tecnologia faz total sentido e vale a pena para qualquer que seja o tamanho da sua empresa. Este parceiro vai te auxiliar no planejamento estratégico e viabilizará todo investimento necessário com tecnologia, possuindo também, mão de obra qualificada e com habilidades específicas voltadas ao seu negócio.

Covenant tecnologia

Somos uma empresa especializada em serviços e consultoria de T.I.